A CSF Brasil desenvolve projetos voltados à formação, inclusão produtiva e fortalecimento das cooperativas. Nossas ações são realizadas em parceria com órgãos públicos, instituições privadas e entidades da sociedade civil.
Programas, Projetos e cursos
Projeto:
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES/AS RURAIS COOPERATIVADOS/AS - REDE CSF BRASIL.
INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO:
ASSOCIAÇÃO COOPERATIVA SEM FRONTEIRAS BRASIL (CSF Brasil) - CNPJ: 12.130.131/0001-72.
A presente proposta visa oferecer oportunidades de qualificação Social e Profissional, no âmbito do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional PMQ, conforme Edital de Chamamento Público nº 04/2024 SEMP/MTE.
APRESENTAÇÃO
O Projeto DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES/AS RURAIS COOPERATIVADOS/AS - REDE CSF BRASIL. é uma iniciativa voltada para a Qualificação Social e Profissional (PMQ) de Trabalhadores(as) Rurais Cooperativados(as) da Rede CSF Brasil, na Região Nordeste, por meio de ações formativas gerais e organização da produtiva, acesso e permanência no mundo do trabalho, desenvolvimento sustentável e acesso a mercados. O projeto tem como objetivo promover curso de capacitação para a inclusão da diversidade humana, atendendo especialmente as populações vulnerabilizadas.
Os cursos de qualificação social e profissional ofertados, atendendo as diretrizes e objetivos do PMQ, terão a carga horária total de 100 horas para um público de 750 (setecentos e cinquenta) cursistas, executados durante o período de 12 meses.
Com a realização do programa formativo, pretende-se promover a valorização do trabalho e o fortalecimento da economia local, gerando um impacto positivo tanto a nível individual quanto coletivo. Por meio da qualificação do conhecimento e das competências dos trabalhadores, abre-se caminho para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde mais pessoas têm acesso a oportunidades de emprego e progresso socioeconômico.
Os cursos de capacitação também desempenham um papel crucial na construção de redes de apoio e colaboração entre os participantes, estimulando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados no cotidiano profissional. Portanto, a realização desses cursos não apenas beneficia individualmente os participantes, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
O Projeto é uma iniciativa da ASSOCIAÇÃO COOPERATIVA SEM FRONTEIRAS BRASIL (CSF Brasil), com a parceria e apoio da SEMP/MTE para a execução das ações voltado ao desenvolvimento e qualificação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras, no âmbito do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional - PMQ, de forma a contribuir com a formação geral, acesso e permanência no mundo do trabalho, nos termos da Resolução CODEFAT nº 995, de 15 de fevereiro de 2024 e da Portaria MTE nº 3.222, de 21 de agosto de 2023.
Cursos
CURSOS:
O projeto tem como objetivo promover curso de capacitação voltado para a inclusão da diversidade humana, atendendo especialmente as populações vulnerabilizadas.
As metas quantitativas incluem a formação de 750 participantes, abrangendo diferentes grupos étnicos, de gênero e minorias sociais, visando aumentar o alcance da conscientização e habilidades práticas para lidar com questões de equidade e inclusão nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, com foco em trabalhadores(as) associadas e cooperadas a cooperativas e associações vinculadas ao Comercio Justo e Solidário.
A presente proposta destinará 75 vagas para atendimento às pessoas com deficiências, o que corresponde a 10% do total de vagas, desde que estas não lhes sejam impeditivas ao acompanhamento do curso e ao exercício da atividade laboral correspondente ao curso pretendido. Em conformidade com o Item 3.10 do Edital de Chamamento Público nº 4/2024 - SEMP/MTE, no atendimento à pessoa com deficiência serão observados:
“I - As disposições da norma regulamentadora da Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, nos termos da legislação vigente (Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1.999, Regulamenta a Lei 7.853 de 24 de outubro de 1.989 e a Lei Brasileira de Inclusão - LBI nº 13.146/2015);
II - As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que tratam da acessibilidade de pessoas com deficiências e edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos;
III - As disposições da legislação brasileira relativas à inclusão da pessoa com deficiência (Lei Brasileira de Inclusão - LBI nº 13.146/2015)”.
Os interessados em participar da formação devem realizar inscrição por meio do preenchimento do “Formulário de Inscrição” que será informado e disponibilizado por suas cooperativas e associações.
Quer saber mais sobre nossos projetos, parcerias ou cursos?